Gaxetas 


  • Temperatura de trabalho: - 28 ºC a 120 ºC(atingindo picos de 140ºC)
  • Compatível com todos os óleos alifáticos, aromáticos,oxidados e minerais.
  • Pressão de trabalho entre 5.000 a 8.000 psi
  • Fabricado  apenas na cor PRETA
  • dureza 93 +-5 shore A ou 85 +-5 shore A

Gaxeta de fabricação normal da Amaral Vedações

 

 

GENERALIDADES - As características únicas das Gaxetas AMARAL, aproveitam as melhores propriedades de dois elastômeros. A combinação usada de materiais são: um anel de vedação de Poliuretano com dureza de 93 shore A, com um anel O'ring de pressão, confeccionado de borracha nitrílica, com dureza de 70 shore A.

 

O anel de Poliuretano é um elemento extremamente tenaz para resistir a abrasão e a extrusão, ao passo que depende da resistência extrema de contra pressão do anel de borracha nitrílica para proporcionar a resistência contra pressão, inerente de vedações à base de Poliuretano. Esta combinação proporciona uma vedação automática de tipo labial, excelente de baixa pressão. Os lábios são forçados contra as superfícies e serem vedadas em função da pressão aplicada pelo sistema e mais a pressão inicial do anel de pressão sob carga.

 

Assim a vedação da Gaxeta AMARAL é efetiva. (Fig. 1).
Devido ao seu "design" único, as Gaxetas AMARAL são intercambiáveis com gaxetas em "V", gaxetas em "U" e a maioria dos anéis O'rings com secções acima de 1/8" e tendo a mesma altura, substitue funcionalmente as gaxetas tipo "copo", anel de segmento, gaxeta tipo "Chevron", JIC e AN6226.
O anel de borracha exerce pressão sobre os lábios de vedação e impede a distorção da gaxeta sob vácuo ou pressão extrema.
O anel de pressão se projeta acima do lábio do anel de vedação funcionando como um espaçador, proporcionando folga dos lábios da gaxeta. A Gaxeta AMARAL não requer dispositivos adicionais como molas de pressão ou espaçadores (Preme-Gaxeta).
Use Gaxetas AMARAL em seu equipamento original ou para a reposição de gaxeta convencional para obter um desempenho significativamente melhorado.

 

APLICAÇÕES - As características superiores das Gaxetas AMARAL, aliadas a alta resistência e durabilidade de nosso composto o torna excelente em aplicações estáticas e recíprocas em equipamentos de movimento alternativos (vai e vem). Em algumas aplicações rotativas de baixa velocidade, nossas gaxetas poderão solucionar os problemas de vedantes, porém serão necessários testes anteriores para uma melhor aplicabilidade.
Nas aplicações rotativas poderemos ter uma queda significativa na resistência a temperatura, devido ao atrito exagerado dos lábios de vedação em contato com as paredes do alojamento.
A gaxeta tipo "B" acrescenta um lábio de chanfro duplo. O lábio de chanfro duplo combina a facilidade de instalação com sua construção rústica e alta para ser o derradeiro em gaxetas onde a capacidade de deslizamento à seco é a preocupação principal (haste).
As gaxetas tipo "Standard" são comumente usadas nas vedações de camisa ou êmbolo, e quando for necessário, resistência a aplicações pesadas, severas e alto impacto, deveremos utilizar gaxetas tipo "Deep", com o mesmo "design" da "Standard", porém com altura e largura adicional, resultando assim em melhor estabilidade e vedabilidade.
Nossas gaxetas estão disponíveis em mais de uma secção transversal, por diâmetro de gaxeta.
Quanto maior for a secção transversal, tanto maior será sua vida útil e confiabilidade na vedação, assim como menos críticas serão as considerações de "design" do equipamento, como tolerância, folgas diametrais e acabamentos de superfície. A maior secção transversal, compatível com as limitações do "design" de instalação e de equipamento. Normalmente a fricção com o aumento da secção transversal e a instalação da gaxeta no alojamento torna-se mais difícil. A fricção excessiva poderá gerar calor demasiado para causar a falha da gaxeta.

 

ACABAMENTO DAS ÁREAS EM CONTATO COM OS VEDANTES - Para se obter o máximo de desempenho de nossas gaxetas, devemos ter como guia o seguinte:

- Para superfícies em movimento, em contato com o lábio de vedação 16 micro polegadas RMS.
- Para superfícies estáticas, incluindo a área do espaço da gaxeta, 32 micro polegadas RMS.
- Algumas vezes, superfícies mais lisas (5-10 RMS) são desejáveis quando for necessário o máximo em vedações. Porém o resultado disso é um aumento de fricção, devido a falta de lubrificação da gaxeta.

LIMITAÇÕES - As propriedades elastoméricas de nossas gaxetas aplicadas à pressão de lábio positiva proporcionado pelo anel O'ring permite seu uso em camisas e hastes não Standard. Esticando ou comprimindo a gaxeta até 5% do seu diâmetro nominal é posivel. a consideração primária é manter sua secção transversal adequada para efeito de vedação. O que for retirado nas medidas de um lado deverá ser acrescido do outro lado (ex. Ø E nominal gaxeta 80,00mm, Ø I da camisa 79,50mm retirar 0,5mm do Ø I do alojamento).
É possível usar secções transversais mais pesadas mediante a utilização de ferramentas e dispositivos especiais de montagem.
As Gaxetas AMARAL podem ser montadas em ranhuras externas através de pressão de encaixe, selecionando-se o equilíbrio adequado entre a secção transversal e o seu diâmetro. A instalação de gaxetas em alojamentos externos poderão ser facilitados utilizando-se ferramentas ou dispositivos de montagem. É necessário tomar cuidado para evitar ferramentas que possam danificar os lábios das gaxetas, assim como causar danos ao cilindro.

 

RESISTÊNCIA À TRAÇÃO E IMPACTOS - Nossas gaxetas tem módulo elevadíssimo, o que lhe proporciona excelente flexibilidade, alta resistência à rupturas e aos efeitos dinâmicos, para resistir cargas de choque, além de suportar altas pressões, e devido a sua elasticidade, tem condições de resistências ao impacto em temperaturas diversas às de outros poliuretanos de diferentes estruturas químicas.
A matéria-prima utilizada pela AMARAL, tem alta durabilidade e dureza correta para resistir a desgastes em com módulo altíssimo para suportar rompimentos e cortes. Isso a torna excelente como vedante nas mais variadas aplicações técnias.

 

RESISTÊNCIA AO ATRITO - As gaxetas e raspadores de Poliuretano  fabricados pela AMARAL, possuem lubrificação permanente e um coeficiente de atrito bastante baixo, devido às suas paredes lisas. O fluído usado também ajudará como lubrificante em velocidades elevadas e em algumas aplicações pneumáticas e de vácuo, poderá haver necessidade de um lubrificante adicional, que poderá ser uma boa graxa a base de silicone ou um lubrificante a base de petróleo.
As gaxetas AMARAL são confeccionados com Poliuretanoi especialmente formulado, sendo impregnado com bissulfeto de molibdênio para proporcionar lubrificação inicial.

 

RESISTÊNCIA À PRESSÕES - Nossas gaxetas tem a possibilidade de operar desde serviços de vácuo, pressões elevadas de até 60.000 PSI e em aplicações dinâmicas e estáticas propriamente designadas. Normalmente nossas gaxetas resistem muito bem até 5.000 PSI, porém quanto menor for a folga diametral, mais resistência contra extrusão haverá. Veja sobre dimensão recomendada.
Para pressões acima de 5.000 PSI, deverão ser utilizados anéis anti-extrusão, estes anéis serão fabricados de material compatível com as condições operacionais. Estes reforços com ação positiva dão maior resistência contra a extrusão sem sacrificar a largura do alojamento. Os reforços modulares abertos ajustar-se-ão sob a pressão do sistema para manter a folga diametral próxima a zero, formando assim excelente anéis de reforços anti-extrusão para todas as gaxetas onde haja aplicações de elevada e extrema pressão.
A secção transversal nominal do reforço modular aberto deverá ser igual ao diâmetro nominal da gaxeta a ser utilizada. Quando as limitações do "design" requererem faixas de folga diametrais maiores que as indicações nas tabelas com dimensões dos alojamentos de gaxetas, deverão ser utilizados reforços modulares abertos, como compensadores do diferencional.

 

 

 

RESISTÊNCIA À TEMPERATURA - Nossa matéria-prima atuará em trabalho contínuo desde -50ºC até +90ºC, em serviços periódicos, poderá atuar em temperaturas mais altas (120ºC).
Possuem boa resistência a choques térmicos e em temperaturas abaixo de -50ºC poderá ser usada satisfatoriamente, desde que seja exercitada durante a operação para reter elasticidade.
Em algumas aplicações de alta temperatura, os reforços modulares abertos podem ser usados como dispositivos auxiliares anti-extrusão, para ajudar na estabilização da gaxeta.
O elevado módulo (de elasticidade) de nosso composto usado na fabricação de nossas gaxetas, pode impedir sua instalação por pressão em alguns alojamentos. Isto é verdade, especialmente quando utilizados secções transversais pesadas em conjugações com diâmetros pequenos. Para facilitar sua instalação, use a tabela abaixo para determinar a melhor secção transversal para a gaxeta desejada.
 
CHANFRO DE INSTALAÇÃO - Os chanfros são usados como linha de guia para auxiliar na instalação das gaxetas. A dimensão "Z" permitirá iniciar a entrada dos lábios no furo do cilindro e na haste, sendo esta medida a largura mínima necessária, que poderá ser maior.
As gaxetas tipo "B" por terem lábios chanfrados que auxiliam na instalação, são mais fáceis de montar. As gaxetas tipo "Standard" ou "Deep" por terem lábios retos, poderão ser mais difíceis de montar, sendo que uma boa graza à base de silicone e chanfro adequado, facilitarão a montagem.

 

Chanfro mínimo recomendado para instalações das Gaxetas AMARAL


 
COMPATIBILIDADES QUÍMICAS - Nosso Poliuretano é excelente para a maioria dos fluídos hidráulicos e óleo à base de petróleo, assim como soluções acéticas e alcalinas com concentração inferior a 10%, hidrocarbonos, sais e alcoois e misturas contendo menos que 80% de aromatizantes e sólidos na solução.
Possui excelente estabilidade em água, à temperaturas moderadas, porém é afetado por exposição prolongada ao vapor d'água com temperatura superior a 65ºC. Não é recomendado seu uso em óleo de freio automotivo, ésteres, compostos aromáticos puros, alta concentração de ácido ou agentes oxidantes.
Além das condições expostas, aconselhamos que sejam efetuados testes de compatibilidade, quaisquer outras informações adicionais, solicitamos que consultem nosso Departamento Técnico.
Não há alterações à radiações ambientais, assim como não é afetado pela exposição ao sol (ozônio). Isto permite armazenamento por longo período sem causar-lhe quaisquer problemas ou alterações de suas propriedades físicas originais.

 

 

Como projetar os Alojamentos


A - VEDAÇÕES PARA HASTES

A1 - Escolha uma Gaxeta AMARAL que tenha o diâmetro interno nominal igual ao diâmetro da haste, verifique a tabela de secção transversal ideal.
A2 - Determine as tolerâncias do diâmetro da haste, conforme tabela, de acordo com secção transversal da gaxeta escolhida (Coluna A).
A3 - O diâmetro externo do alojamento será igual ao diâmetro externo nominal da Gaxeta escolhida, utilize as tolerâncias recomendadas na Coluna B de acordo com a secção da gaxeta escolhida.
A4 - A diferença entre o diâmetro interno do alojamento e o diâmetro da haste é chamado de folga diametral e não deverá ultrapassar os valores determinados na Coluna E, o que poderia causar extrusão da Gaxeta.
A5 - A largura do alojamento, será de acordo com a Coluna F da tabela.

B - VEDAÇÕES DE CAMISA (ÊMBOLO)

B1 - Escolha uma Gaxeta AMARAL que tenha o diâmetro externo nominal igual ao diâmetro da camisa, verifique a tabela de secção transversal ideal.
B2 - Determine as tolerâncias do diâmetro da camisa, conforme tabela, de acordo com secção transversal da gaxeta escolhida (Coluna B).
B3 - O diâmetro interno do alojamento será igual ao diâmetro interno nominal da Gaxeta escolhida, utilize as tolerâncias recomendadas na Coluna C de acordo com a secção da gaxeta escolhida.
B4 - A diferença entre o diâmetro externo do alojamento e o diâmetro da camisa é chamado de folga diametral e não deverá ultrapassar os valores determinados na Coluna E, o que poderia causar extrusão da Gaxeta.
B5 - A largura do alojamento, será de acordo com a Coluna F da tabela.

 


AMARAL VEDAÇOES LTDA.

Rua José Serigato, 52 – CEP 13392-622 – Rio das Pedras – SP - Tels: 19 3493-5487 | 19 99242-4147 / 19 99562-4145